Faça Uma Busca:
 



 




 Ibservi
 
Home/Língua Chinesa/Literatura
Literatura


No português escrito, as palavras são um encadeamento de letras que representam sons. O mesmo acontece com outras línguas ocidentais, como o inglês, o francês e o alemão, Por exemplo. Na escrita chinesa, contudo, as palavras não são encadeamentos de letras, mas, sim ideogramas, isto é, desenhos que representam idéias.

 

Esses ideogramas foram criados na China há cerca de três mil anos antes de Cristo, quando já existe uma língua falada. Cada ideograma referia-se ao sentido de uma palavra da língua falada e era, muitas vezes, o desenho simplificado da coisa que essa palavra designava. A lua, por exemplo, era representada pela metade de um circulo, com forma de meia-lua.

No decorrer dos séculos, a língua falada foi se transformando e adquirindo características diferentes nas diversas regiões da China. Os próprios ideogramas sofreram alterações com o tempo, passando por reformas que tiveram em vista a simplificação dos traços. Com isso, muitos ideogramas que eram verdadeiros das coisas que representavam foram sendo gradativamente estilizados. Hoje, em certos casos, tem poucas semelhanças com as coisas significativas.

Pode-se dizer, portanto, que em chinês a língua escrita e a língua falada evoluíram paralelamente e sem influencias de uma sobre a outra.



Hoje em dia, cada comunidade chinesa atribuí a um determinado ideograma o som correspondente à palavra que o significa na sua língua falada.

Assim, quanto em português a palavra sol e constituída pelas letras s, o, l, em chinês a idéia de sol é hoje representada por um quadrado com um risco no meio, sem que nenhum traço deste desenho indique como ele deve ser pronunciado. Por isso, o som atribuído a esse ideograma varia de acordo com a língua falada das diferentes régios da china. Em Pequim, a capital da China, por exemplo, esse ideograma é pronunciado jih, em outras regiões a pronuncia é taiyo.

Uma característica fundamental do idioma chinês é que ele funciona na base da comparação e associação de idéias, de modo a sugerir novas idéias. Assim, na língua escrita, o ideograma que significa sol, por exemplo, colocado ao ideograma que representa lua, da origem a um ideograma que significa brilho – característica comum que se nota quando se comparam esses dois astros. O ideograma que significa mulher, colocado debaixo de outro que significa teto, compõe um ideograma que significa paz – conceito sugerido poeticamente pela idéia da presença de uma mulher dentro de um lar.

Outras Matérias Sobre Literatura:

- Poesia: o começo da literatura



VORTAR