Faça Uma Busca:
 
 



 
Home/História/Guerreiros de Terracota
 

Uma das maiores descobertas arqueológicas de todos os tempos, o exercito de terracota do Primeiro Imperador envolveu também um dos mais vastos canteiros de escavações jamais visto. O sitio cobre mais de 2 hectares e ainda resta muito a explorar. O fosso 1, o mais explorado até agora, tem cerca de 5 metros de profundidade, 225 metros de comprimento e mais de 60 metros de largura. Para abrir esse fosso, bem como os outros dois em que foram encontradas esculturas, os trabalhadores do imperador removeram mais de 100 mil metros cúbicos de terra – volume suficiente para encher cerca de 36 piscinas olímpicas.

 
 · Exército Soterrado - Parte 1
 
Como o poço aberto, os escavadores jogaram para o fundo uma parte da terra, para socá-la bem, até obter um piso duro como cimento, de 60 centímetros de espessura. Com o mesmo método, ergueram ao longo de todo perímetro muros de 3 metros de altura; alguns têm 2,5 metros de espessura e outros conservam marcas das armações que seguravam a terra enquanto esta era compacta. Paredes divisórias separam os fossos 1 e 2 em longos corredores, no sentido leste-oeste; após erguê-las, os pedreiros forraram o chão com cerca de 250 mil tijolos retangulares, mantendo um certo declive a partir do centro, em direção às laterais, para garantir o escoamento da umidade para os lados.

Para abrigar o exercito soterrado, os carpinteiros colocaram pesados postes de pinho ou de cedro enterrados em cavidades de 30 centímetros de profundidade escavadas junto aos muros fronteiriços e divisórios e os uniram com traves horizontais, formando vigas.

Perpendicularmente a estas, arrumaram séries de caibros de 12 metros de comprimento e, sobre estes últimos, camadas de bambu ou de palha trançada, que recobriram com uma outra camada de 28 centímetros de argila, que atualmente parece vermelha, talvez devido ao incêndio que assolou o sitio há 2200 anos.

Marcas de rodas deixadas nas rampas fazem supor que as estátuas, eram colocadas em seus lugares com auxilio de rodas, após o teto ter sido terminado, Em seguida, tais acessos foram obstruídos com postes, esteiras e terra batida e, por fim, toda a abertura foi enterrada – até a eternidade, segundo a crença de seus construtores – sob 3 metros de terra.

 


  VOLTAR