Faça Uma Busca:
 
 



Home / Geografia / Fauna e Flora
Fauna e Flora

 

A China é um dos países com maior quantidade de animais selvagens com mais de 4.400 espécies de vertebrados, ou seja, mais de 10% do total mundial. Foram descobertas 1.189 espécies de aves, cerca de 500 animais, mais de 210 espécies de anfíbios e mais de 320 espécies de répteis. Entre os numerosos animais selvagens, muitos são originários do país, como por exemplo, o panda, o macaco de pelo dourado, o tigre do sul da China, o golfinho branco fluvial, o jacaré chinês e o grou de crista vermelha. Trata-se de animais preciosos, raros e famosos em todo o mundo. O panda é animal de gênio muito tranqüilo, de corpo rechonchudo, movimentos lentos e agradáveis, que encanta a todos. O grou de crista vermelha é ave migratória que ultrapassa 120 cm. de altura, tem o corpo todo coberto de penas limpas e brancas como a neve e em cima da cabeça cinzenta se vê a pele sem penas, de um vermelho vivo muito bonito e natural, como se fossem chamas animadas e brilhantes. O golfinho branco de rio é uma das espécies de cetáceo de água doce. Em 1980 foi capturado pela primeira vez um macho branco no Rio Changjiang (Yangtzé), fato que muito interessou aos círculos científicos.

 

 Urso Panda

Conheça este típico urso Chinês, o carismático Urso Panda
 

A China é também um dos países mais ricos em recursos vegetais. Apenas a flora superior conta com mais de 32 mil espécies. Na China existem quase todas as plantas principais das regiões frias, temperadas e tropicais do hemisfério Norte. Possui mais de 7 mil espécies maiores, sendo 2.800 arbóreas. A Metasequoia glyptostroboides, a Glyptostrobus ambilispensilis, a Cathaya argyrophyla, a Cunninghamia lanceolata, a Pseudolarix amabilis, o Pinus taiwanensis, a Fokienia hodginssi, a Davidia involucrata, a Eucommia ulmoides, a Gingko bilova e a Camptotheca acuminata são originárias do país. A Metasequoia glyptostroboides é uma árvore alta que se encontra na lista mundial de plantas antigas, raras, e famosas. A Pseudolarix amabilis cresce nas regiões montanhosas do vale do Rio Changjiang, suas folhas, como moedas de cobre, em ramos curtos, são muito verdes na primavera e verão e amarelas no outono, é uma das cinco espécies de árvores preciosas dos jardins do mundo. Existem na China mais de 2 mil espécies de vegetais comestíveis, mais de 3 mil espécies de uso medicinal que são matérias farmacológicas muito procuradas. O ginseng (Panax ginseng) das montanhas de Changbai, o açafrão (Chartamus tinctorius) tibetano, o ocambrono de Ningxia (Lycium chinense), o sanqi (pseudo ginseng) de Yunnan e de Guizhou. A galharda, formosa e a multiforme peônia, chamada de "rainha das flores", é original da China e seu qualificativo é de "cor nacional e aroma do céu”. As "três famosas flores", azalea, Primula malacóiides e Gentiana scabra, crescem principalmente na região sul do Ocidente e, durante o período de florescimento, a paisagem adornada com estas flores encanta a todos.

Com o propósito de proteger os preciosos recursos da fauna e da flora e defender as espécies em perigo de extinção, se estabeleceram 932 reservas naturais de florestas e animais selvagens, num total de 79.710.000 hectares. Doze reservas naturais entraram no Programa de Reserva Internacional da Biosfera (MAB): Wolong de Sichuan, as montanhas Changbai de Jilin, a montanha Dinghu de Guangdong, a montanha de Fanjing de Guizhou, a montanha Wuyi de Fujian, as montanhas Shennongjia de Hubei, Xilin Gol da Mongólia Interior, Bogda de Xinjiang, Yancheng de Jiangsu, Xishuangbanna de Yunnan, a montanha Tianmu de Zhejiang e Maolan de Guizhou.
Seis reservas naturais de importância internacional foram classificadas como terras pantanosas próprias para aves: Zhalong da Província de Heilongjiang, Xianghai da Província de Jilin, o Lago Dongting do Leste da Província de Hunan, o Lago Poyang da Província de Jiangxi, a Ilha dos Pássaros do Lago Qinghai e Dongzhaigang, Província de Hainan.


Voltar