Faça Uma Busca:
 



 



 
Home / Artes Gerais / Tangram
TANGRAM
Artes Gerais
12 de Janeiro de 2004.
Um pouco de História...

Não se sabe exatamente qual é a origem do Tangram, só existe a certeza de que ele é originário da China. A origem desse jogo chinês é contada por essa lenda:
"O Tangram surgiu na China e seu nome significa Tábua das Sete Sabedorias.

Conta-se que, no século XII, um monge taoísta deu ao seu discípulo um quadrado de porcelana, um rolo de papel de arroz, pincel e tintas, e disse:
- Vai e viaja pelo mundo. Anota tudo que vires de belo e depois volta.

A emoção da tarefa fez com que o discípulo deixasse cair o quadrado de porcelana, que se partiu em sete pedaços.
O discípulo, tentando reproduzir o quadrado, viu formar uma imensidão de figuras belas e conhecidas a partir das sete peças.

De repente percebeu que não precisaria mais correr o mundo. Tudo de belo que existia poderia ser formado pelo Tangram."

 
  Jogue Tangram

Que tal relaxar um pouco (ou não), e jogar Tangram?
 


Publicidade
Clique Aqui!


Trabalhando com Tangram

Já conhecido na China, por volta do século VII a.C. como as "Sete Taboas da Astúcia", o Tangram é um jogo figurativo para uma pessoa, do qual não se conhece quem é seu autor, nem precisamente há quanto tempo existe. Disto resultou mistérios e lendas sobre sua origem nestes últimos dois mil anos.

A história mais contada é a de que o monge Tai-Jin chamou à sua sala o seu discípulo Lao-Tan, entregou-lhe uma placa quadrada de porcelana, um pote de tinta, um pincel e deu-lhe uma grande missão: Lao-Tan deveria percorrer o mundo e, tudo o que os seus olhos de mais beleza encontrasse, deveria ser registrado na placa de porcelana.
Tremendo de emoção por tão importante tarefa que o mestre lhe confiara, ao sair da sala Lao-Tan deixou cair a placa quadrada de porcelana. Magicamente, a placa de porcelana quebrou-se em sete pedaços de formas geométricas simples como as do nosso jogo.

Preocupado com o que acabaara de acontecer, Lao-Tan imediatamente ajoelhou-se para recolher o que restava da mesma. Ao juntar os pedaços, o discípulo identificou uma figura conhecida. Trocou a posição das peças e surgiu nova figura. Assim, outras figuras foram naquele momento se formando a cada variação de posição dos pedaços. Concluiu Lao-Tan que sua viagem não era mais necessária, pois com os sete pedaços da placa quadrada de porcelana poderia se representar tudo o que de belo existe no mundo.


Robô
 

Cabana


Com o objetivo de desenvolver noções espaciais, o raciocínio lógico, a criatividade, a capacidade de análise e síntese, os alunos da 1ª série B, foram estimulados a jogarem com o Tangram. As figuras criadas foram montadas em papel colorido.


Homem Lendo
 

Coelho

 



Adaptado por Diego Longhi  - diego@chinaonline.com.br


O que achou desta matéria?

Escreva-nos dando sua opinião.



VOLTAR