Faça Uma Busca:
 
 



 
Home/Artes Gerais/Pintura
Pintura

 

As cerâmicas pintadas do neolítico, de mais de 6 mil anos e com figuras de peixes, rãs, veados, pássaros e flores, foram as primeiras manifestações pictóricas* da China. Os pictogramas mais antigos eram compostos por pequenos desenhos com linhas, que se desenvolveriam convertendo-se nos caracteres chineses atuais. Como se usavam os mesmos instrumentos para escrever e desenhar, e, as pinturas e pictogramas eram formados principalmente por linhas, se diz que têm a mesma origem. Isso constitui a destacada característica da pintura chinesa: escrever poemas ou caligrafia na pintura. O povo Chinês goza da beleza deste conjunto artístico composto pelo poema, a caligrafia e a pintura.

Na Antigüidade muitas pinturas se faziam nos muros e biombos e até hoje se vêem ainda os murais conservados nos túmulos das dinastias Han e Tang. Gu Kaizhi, pintor famoso da dinastia Jin, era hábil em pinturas de temas históricos, em sua obra "A deusa Luobin" descreveu o encontro do poeta Cao Zhi com a deusa. As dinastias Tang e Song constituíram o apogeu pictórico da China. Wu Daozi, pintor da dinastia Tang, tinha o nome de "santo da pintura", e se especializou em personagens e paisagens. O pintor da dinastia Song do Norte, Zhang Zeduan, descreveu no "Festival Qingming sobre o rio" o espetáculo próspero de Bianliang, a capital dessa dinastia. Esta é uma importante obra com valor histórico. Li Sixun e seu filho, Li Zhaodan, da dinastia Tang, utilizavam tintas feitas com materiais minerais, por isso suas pinturas se mostravam resplandecentes e magníficas. Wang Wei divulgou a pintura com tinta chinesa, em suas obras os traços eram enérgicos e as nuvens e águas ondulantes. A pintura de flores e pássaros constitui importante variedade e suas obras são muito expressivas.

Entre os pintores contemporâneos da China alguns desenham somente donzelas, outros animais, ou só um animal: gatos, cavalos ou burros. Como dedicam suas energias a um só tipo, desenham cada vez mais de forma refinada e se fazem famosos.

O círculo pictórico da China é muito ativo. No Pavilhão de Belas Artes da China e palácios se realizam sempre exibições individuais ou coletivas. Fora do país, as pinturas da China se exibiram no Japão, República da Coréia, Cingapura, Estados Unidos, Canadá e Europa. A pintura chinesa é diferente do óleo ocidental. Com sua beleza artística oriental, atrai os conhecedores e colecionadores.

Além da pintura tradicional chinesa, as técnicas ocidentais também se desenvolveram na China, por exemplo, o óleo, a gravura e a aquarela. Não poucos pintores chineses combinam as técnicas da pintura chinesa com a ocidental e realizam obras artísticas de estilos variados.

* relativas à pintura



Épocas da Pintura Chinesa:

- Época de T'ang (séculos VII-X)

- Época de Song (séculos X-XIII)

- Época de Yuan (séculos XIII-XIV)


- Época de Mino (séculos XIV-XVII)

- Época de Ts'ino (séculos XVII-XX)


Voltar