Faça Uma Busca:
 
 



 
Home/Artes Gerais/Música
Música


As origens da música chinesa podem ser encontradas na antigüidade distante. Cerca de 3.000 anos atrás, quando a música européia estava experimentando seus primeiros sussurros de vida, uma completa teoria musical e sofisticados instrumentos musicais começaram a aparecer na China, devendo em grande parte à ritual de música ortodoxa defendida por Confúcios. Na Dinastia Han (206 A.C.-220 D.C.), o tribunal imperial montou uma Agência de Música, que estava encarregada de coletar e editar melodias antigas e baladas populares. Devido aos contatos comerciais com a Ásia Central, a música estrangeira entrou na China na forma, por exemplo, do p'i-p'a, ou alaúde, e o hu-ch'in, um violino tocado verticalmente. Influenciados por esta música originada no estrangeiro, os compositores da época modificaram e melhoraram a música chinesa. Na época do Imperador Hsuan Tsung (713 D.C.-755 D.C.) da Dinastia T'ang, o tribunal organizou a trupe de canto e dança da Academia Per Garden, cultivando um número grande de músicos, e pondo, assim, um início na fundação da música chinesa.

As variações de ritmo, batida, qualidade de tom e embelezamentos na música chinesa são altamente distintivos e contrários a suas contrapartes ocidentais. Isto se deve principalmente aos sons únicos e aos vários estilos de tocar tradicionais instrumentos musicais chineses.

Os instrumentos musicais chineses podem ser divididos em quatro categorias básicas baseado no método por qual eles são tocados: instrumentos de "sopro", "curva", "arranque" e "golpe". O desenvolvimento da música chinesa tradicional na República da China em Taiwan pode ser geralmente dividida em duas categorias. A primeira desenvolveu da tradicional música tocada pelo povo em grupos, normalmente composto de três a cinco ou, no máximo, dez pessoas. Os artistas geralmente são de idade avançada, e eles tocam principalmente melodias populares ou temas de tradicionais óperas chinesas. Este tipo de música proporciona ao ouvinte uma boa noção para os ritmos do dia-a-dia da vida rural chinesa. A versão moderna da orquestra chinesa que inclui dúzias de diferentes tipos de instrumentos chineses desenvolveu-se em resposta as mudanças na sociedade. Além de executar tradicional música chinesa, a orquestra chinesa toca versões adaptadas de baladas populares junto com composições sinfônicas clássicas e modernas. É amplamente favorecida por jovens amantes de música.

Atualmente, há três orquestras profissionais na República da China em Taiwan que apresentam freqüentemente música chinesa ao público: a Orquestra Municipal de Taipei, a Orquestra de Música Chinesa da Corporação de Radiodifusão da China (BCC) e a Orquestra Chinesa Experimental da Academia Nacional das Artes de Taiwan. A maioria dos membros destas Orquestras foram treinados em departamentos de música chinesa tradicional de universidades e faculdades locais. Além do treinamento técnico de música que eles recebem, eles também estudam música tradicional sob a direção de artistas populares anciãos. Deste modo, eles preservam e passam tradição enquanto levam a cabo a pesquisa musical e seu desenvolvimento. Além das três orquestras profissionais, há mais de 200 orquestras amadoras e escolares. E aulas em tradicionais instrumentos musicais chineses são ministradas em escolas de ensino elementar, júnior e sênior, uma reflexão adicional da popularidade da música chinesa em Taiwan hoje em dia.

Na área da composição, os músicos estão experimentando incorporar elementos de outros sistemas musicais e introduzindo inovações criativas enquanto preservam o espírito da música tradicional, infundindo desta maneira música chinesa com uma nova vitalidade.




Voltar